Telefone: (21) 4107-3645 | falecom@casaanitcha.org

FEIRA DE TROCAS E SUSTENTABILIDADE “DESAPEGUE-SE”

desapegue-seA FEIRA DESAPEGUE-SE é o principal evento de sensibilização da Casa Cultural Anitcha dentro do projeto “Bairro Vivo – Uma Evolução Verde”. Sua primeira edição foi em dezembro de 2008. A partir de junho de 2009 tornou-se mensal e desde 2010 faz parte do movimento mundial Transition Towns (Cidades em Transição) e tem como objetivo levar a sustentabilidade social, econômica e ecológica para o Bairro do Grajaú por meio de ações coletivas socioambientais e culturais que promovam a sustentabilidade, a responsabilidade individual e a construção de uma sociedade economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente responsável, despertando a consciência individual e encorajando a compaixão, o cuidado e a cooperação com o planeta e todos os seres.

Durante o evento são disseminadas informações e práticas de sustentabilidade, ecologia, alimentação saudável e economia solidária, direcionadas à rotina das populações urbanas, buscando a médio prazo a transição do modelo atual para bairros sustentáveis e com populações engajadas na manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente.

Também é um objetivo a criação de um modelo de ação “viral” facilmente replicável em qualquer outro bairro ou comunidade, do ponto de vista financeiro e estrutural, bem como desenvolver ações intersetoriais, com possibilidade de cooperação entre organizações da sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

O projeto compartilha o lema da Agenda 21 “Pensar globalmente e agir localmente” e trabalha para a implantação dos princípios da Carta da Terra que é um instrumento internacional legalmente unificador para construir uma comunidade global sustentável.

ESTRUTURA FÍSICA

A estrutura da feira é localizada na parte interna da praça e composta por:
  • 23 barracas de madeira medindo 1,80m x 0,80m onde são expostos artesanato feito de material reciclado, trabalhos de algumas ONGs e associações;
  • Escola Viva Grajaú- tapete e almofadas em volta de uma das árvores da praça e toalhas nas mesas fixas da praça;
  • Eco Ponto para entrega de resíduos para reciclagem;
  • 12 Esteiras posicionadas de forma circular no chão formam o espaço para a feira de trocas;
  • O espaço interno deste grande círculo é reservado para as ações artísticas e culturais.

PERIODICIDADE

A feira acontece mensalmente, desde dezembro de 2008, no segundo domingo de cada mês, na Praça Edmundo Rego no Grajaú. Sua divulgação é feita através das redes sociais e mala direta para e-mail previamente cadastrados.

Agenda no Facebook: